segunda-feira, 25 de maio de 2009

Telescópio Espacial Hubble


O lançamento do telescópio espacial Hubble representou uma das mais importantes revoluções dos ultimos cinquenta anos no campo da observação astronómica.



Encontrando-se acima do manto da atmosfera terrestre, o teslescópio espacial não é, de facto, perturbador pelas turbulencias atmósfericas, pelo que asua visão torna-se muito maisclara do que a de instrumentos terrestres análogos. Em conclusão, é uma nova janela com vista para o universo. O Hobble tem a forma de um longo cilindro com 4,27 metros de largura e 13,3 de comprimento. O espelho principaltem um diâmetro de 2,4 metros e o seu peso é de 11 toneladas. Foi colocado em órbita terrestre, a 600 quilométros de altitude, pela nave Discovery em 1990.



No entanto, logo que começaram os testes, os cientistas aperceberam-se de que as imagens não eram tã nítidas como se esperava. Depois de vários estudos, descobriu-se que a curvatura do edspelho não era prefeita. O defeito era imperceptivel, uma deformação menor que a espessura de um cabelo, que no entanto se revelou sufeciente para tornas "míope" o telescópio. Ao fim de mais três anos após o lançamento, numa missão do Endeavour, os astronautos recuperam-se o telescópio espacial e colocaram-lhe lentes correctoras, um "par de óculos" que finalmente lhe tronaram a vista prefeita. Os astronautas voltaram a visitar o Hubble ainda uma segunda vez, em Fevereiro de 1996, para substituir dois instrumentos por aparelhos ainda mais aprefeiçoados. A partir do munmento em que a sua visão foi corrigida, o teslecópio efectuou descobertas atrás de descobertas. Fotografou tudo, desde nuvens de pó incubadoras de estrelas, buracos negros, estrelas gigantes, estrelas que explodem, nublosas planetárias, galáxias a 12000 milhões de anos-luz, discos protoplanetárias e uma infinidade de outros aspectos de abóbada celeste.


Segundo a Nasa o Telescópio Hubble num prazo de 5 a 15 anos poderá vir a cair no oceano pacífico.
O telescópio Hubble foi inicialmente planejado para operar durante 15 anos (até 2005), mas devido as suas grandes descobertas, teve os eu tempo de viadaprolongado ate 2010, com duas missões de reparo previstas para os proximos anos.
FF
25/05/2009
SI







Nenhum comentário:

Postar um comentário